No vídeo de divulgação é possível notar diversas novidades, ainda que elas não tenham sido detalhadas pela fabricante. O Switch parece ter uma base média que fica na mesa ou na estante do usuário, por exemplo, e que se destaca dos lados para se transformar em controles. Além disso, o aparelho possui uma tela também destacável, capaz de exibir games e funcionar como uma TV portátil.
Apesar da divulgação do mês de lançamento, a Nintendo não informou o preço do futuro console.
Controles completamente diferentes
A base do Nintendo Switch funciona como um tablet. Nas laterais ficam os dois controles, chamados de Joy-Con pela fabricante. Eles têm o formato de bastão, com quatro botões em estilo A/B/X/Y. Conforme mostra o vídeo de divulgação da Nintendo, vários usuários vão poder jogar num mesmo Switch, dividindo os controles – até duas pessoas podem usar um mesmo Joy-Con ao mesmo tempo.
A diferença em relação aos videogames atuais – Wii U, da própria Nintendo; PS4, da Sony; e Xbox One, da Microsoft – está na possibilidade de usá-los acoplados ao corpo do videogame ou então num ajuste sem fio. Na apresentação da Nintendo, um usuário apareceu controlando o Switch com os controles em cada mão, e o aparelho em cima da bandeja de um avião.
Formas bem variadas de manipular o Switch foram mostradas. Pessoas utilizam a tela do console para exibir vídeos em um voo, para jogar com amigos na rua, para continuar um jogo em outra tela. Há ainda uma forma onde o tablet se conecta com o controle, similar ao GamePad do Wii U. O trailer também confirma a existência de um controle tradicional.
O trailer também mostra alguns dos jogos que já estão confirmados para o Switch, como o novo The Legend of Zelda: Breath of the Wild, além de Splatoon, novos games de Super Mario e também uma edição de Mario Kart. Pelo que é visto na prévia, o videogame também tem como um dos principais objetivos levar a Nintendo às competições de eSports, como mostra mais ao final, com jogadores profissionais usando o videogame.
Cartuchos estão aí para ficar
A Nintendo optou por usar cartuchos físicos para os jogos no Nintendo Switch. A mudança é importante em relação ao antecessor, o Nintendo Wii U, que utiliza discos para a reprodução os títulos.
Chamados de GameCards, os cartuchos entram pela parte superior do console. Eles lembram as mídias do Nintendo 3DS, que são mais compactas – e nem de longe se parecem com os cartuchos de modelos mais antigos, como o Nintendo 64 e o NES.
Novo videogame levanta dúvidas
Ainda é muito cedo para afirmar que a Nintendo aposentou de vez o Wii U, console mais recente da marca, lançado em 2011 como sucessor do popularíssimo Wii. No entanto, observando a própria estrutura física do Switch fica claro que ele não usará mais discos, mas apenas um pequeno cartucho – bem parecido com os já usados nos portáteis da empresa japonesa.
Com isso, fica a dúvida: será que o novo console dará suporte a versões digitais dos jogos do Wii U? Como o trailer exibido apenas mostrou o design do aparelho e as formas com as quais ele pode ser usado, fica difícil saber sequer se uma possível retrocompatibilidade será possível. Ainda faltam detalhes sobre o hardware do Switch e, principalmente, se a Nintendo tem alguma intenção de dar um último suspiro de vida para o não tão bem sucedido Wii U.
Fonte: techtudo